O Nota Jornal surgiu com o objetivo de ser um ponto de equilíbrio e um porto seguro aos leitores que hoje, cansados da desinformação, querem entender o que acontece no Brasil e no mundo. 

Fomos oficialmente apresentados no dia 11 de junho de 2018 em nosso manifesto. Agora, o Nota abre, virtualmente, suas portas para mostrar como nascem as pautas, quem compõe o time editoral, nossas políticas de correção, se fazemos editoriais e o que noticiamos.

Tudo começa com uma ideia

Cada história publicada no site, antes, foi pensada e elaborada pelos editores ou repórteres. É através de uma situação presenciada pelo jornalista, via relatos ou mesmo pelo que saiu em outros veículos de jornalismo profissional que a pauta – uma espécie de roteiro da notícia – começa a nascer. Conheça o caminho da reportagem.



PAUTA

Repórter ou editor anotam sugestões de tópicos que poderão virar notícia no Nota Jornal.

REUNIÃO DE EQUIPES

Os repórteres e colaboradores do veículo se reúnem internamente para definir quais tópicos deverão seguir para a produção.

 

 

Pautas podem ser sugeridas em outros momentos, não apenas na reunião

REUNIÃO DE EDITORES

Semanalmente, os editores de cada seção do Nota (Site, Vídeos, Podcasts e Redes Sociais) se reúnem para debater quais são as melhores pautas para explorar os mais diversos recursos multimídia.

PRODUÇÃO

Com aval do time editorial, o repórter começa a produzir a matéria para seguir o prazo dado pelo editor.

REVISÃO E CHECAGEM

Antes da publicação de qualquer conteúdo, independente da plataforma, o material é checado e revisado sempre por outros dois jornalistas. Num geral, os editores daquela seção.

PUBLICAÇÃO

Após todas as etapas executadas, o conteúdo é publicado.


1


PAUTA

Repórter ou editor anotam sugestões de tópicos que poderão virar notícia no Nota Jornal.



2


REUNIÃO DE EQUIPES

Os repórteres e colaboradores do veículo se reúnem internamente para definir quais tópicos deverão seguir para a produção.

Pautas podem ser sugeridas em outros momentos, não apenas na reunião.



3


REUNIÃO DE EDITORES

Semanalmente, os editores de cada seção do Nota (Site, Vídeos, Podcasts e Redes Sociais) se reúnem para debater quais são as melhores pautas para explorar os mais diversos recursos multimídia.



4


PRODUÇÃO

Com aval do time editorial, o repórter começa a produzir a matéria para seguir o prazo dado pelo editor.



5


REVISÃO & CHECAGEM

Antes da publicação de qualquer conteúdo, independente da plataforma, o material é checado e revisado sempre por outros dois jornalistas. Num geral, os editores daquela seção.



6


PUBLICAÇÃO

Após todas as etapas executadas, o conteúdo é publicado.



Seções & Tópicos

O Nota após analisar diferentes veículos ao redor do globo, definiu que o melhor modelo para organização do seu conteúdo seria através de editorias macro e não segmentadas, como é padrão no Brasil.

Ao invés de separar o site por temas (Brasil, Esportes, Cultura etc), dividimos por Seções.

Notícias – Reportagens e matérias que relatam acontecimentos nos mais diversos lugares do Brasil e do mundo. Entra também entrevistas e explicações.

Análises – Opinião e leitura dos principais acontecimentos do momento. Objetivo da seção é levar reflexão ao leitor. Publicado por convidados e especialistas nas mais diversas ciências.

Confere – Seção que abriga as checagens de fatos do Nota e parceiros.

Dados – Voltado aos gráficos, o segmento do site busca de forma visual contar histórias e mostrar fatos sobre os mais diversos tópicos.

Multimídia – Espaço para as séries especiais, interativos, vídeos e podcasts produzidos pelo veículo.

Crônicas – Os momentos do cotidiano que antes pareciam ser comuns, com os olhos dos cronistas, ganham outros significados, levando ao leitor um texto sutil, repleto de reflexões.

Os temas, chamados de Tópicos, ficam divididos em segundo plano. São eles: Brasil, Mundo, Saúde, Educação, Cultura, Política, Ciência, Meio Ambiente, Tecnologia e outros. 

A principal vantagem dessa divisão é a possibilidade de gerar, futuramente, newsletters e notificações segmentadas por tópico. Por exemplo, Crise de Refugiados. Toda vez que uma matéria sobre o assunto for publicada no site, os assinantes receberão em sua caixa de entrada, as últimas notícias da temática.

Para ver todos os nossos alertas disponíveis, basta acessar a Central de Newsletters.

Revisão & Checagem

Este tópico merece destaque à parte. A precisão das informações publicadas é não só de extrema importância para o Nota, como faz parte do que nós acreditamos. Como informado na arte acima, todas as matérias antes de serem levadas ao público passam pela revisão, tanto ortográfica, quanto de dados. Dentre o que é checado está:

Caso alguma informação gere duplo sentido ou fique ambígua, o editor/revisor poderá solicitar alterações ao repórter, ou mesmo entrevistar novamente um personagem ou fonte.

Erramos

Mesmo diante todo esse processo, não estamos imunes aos erros. Caso ocorra, o Nota Jornal agirá de forma transparente com seus leitores. No site, todos os avisos de correções são publicados na seção Erramos. Neste espaço publicamos o título da matéria corrigida, seguido pelas alterações realizadas. 

Na matéria original será adicionada uma nota de rodapé informando quando a matéria foi atualizada, além do conteúdo que foi alterado. Confira o exemplo abaixo.

Atualizado em 12.jun.18 às 13h15m | Nome do personagem é José de Souza e não José Souza. A informação foi atualizada na reportagem.

Há casos específicos em que uma nova matéria poderá ser gerada para corrigir o erro da anterior. Caberá, ao menos, a dois editores concordarem com tal procedimento. A errata, nessa situação, será publicada no site e redes sociais, além de disparar notificações (push notification).

Em outros segmentos do Nota, como vídeos e podcasts, a regra se mantem. A errata será publicada no site. No programa seguinte, o erro será corrigido. 

Para informar um erro em algum conteúdo do Nota Jornal, basta clicar no botão “Reportar”, sempre presente no rodapé de cada matéria ou enviar um e-mail para redacao@notajornal.com.br.

Fontes Anônimas & Pseudônimo

O Nota acredita em clareza e transparência, especialmente na relação entre veículo e leitor. Por isso, nada mais justo que o mesmo leitor ou membro saiba de forma objetiva, quem ou quais foram as fontes consultadas para aquela reportagem. 

Mas não são todos os casos que permitem tal ação. Durante algumas matérias, identidades podem ser ocultas para proteger aquela pessoa que se arriscou ao contar determinadas informações

São situações como essa que editorialmente o jornal permite que identidades sejam ocultadas via pseudônimo ou mesmo excluídas da matéria. Note: apenas caso em que a fonte corra risco de ser prejudicada fisica ou moralmente.

A fonte anônima assim permanecerá apenas diante o público. Aos editores, pelo menos dois saberão da real identidade daquela pessoa, assim como confirmarão a veracidade de sua história. 

Nenhuma matéria será publicada se baseada em um único relato, muito menos caso o testemunho seja “oculto”.

Editoriais (a opinião do veículo)

Nos padrões do veículo, não emitimos editoriais e posicionamentos em nome do Nota. Acreditamos que o jornal não deve possuir ideais ou opiniões, tentando ao máximo balancear os mais diversos pontos de vista. As opiniões de especialistas e convidados, por exemplos, são disponibilizadas sempre na seção Análise. Internamente são chamados de Op-Ed ou Opposite Editorial Page.

Quando visões diferentes forem publicadas no site, os campos “Saiba Mais” e “Relacionados” exibirão artigos correlatos para dar uma maior visão sobre aquele tema ou acontecimento. 

Já em matérias especiais, podemos usar o Split Post. Um agregador que une em um único artigo, diversas posições, antagônicas ou não.

Qualquer pessoa pode enviar artigos para o Nota. Saiba mais em Sobre.

Fact Checking

Surgimos em ano eleitoral. Normalmente um período conturbado, mas em 2018 a situação se encontra mais calorosa. Os ânimos estão exaltados, o país polarizado e a desinformação ganha cada vez um maior número de adeptos. 

Se o Nota se propõe a “criar um espaço onde a apuração com afinco pudesse trazer confiança na veracidade dos fatos“, nada mais plausível que o próprio Nota verifique rumores e boatos que rondam de conversas informais aos debates políticos.

Por isso, ao longo de 2018 iremos iniciar uma série de iniciativas contra as notícias falsas. A primeira é o Verifica, seção do site que irá unir às últimas checagens sobre informações, verdadeiras ou não, que circulam nas redes sociais ou mesmo em discursos políticos.

A segunda novidade é o Fatos Importam. Espaço dedicado à informações rápidas e pontuais sobre temas do cotidiano. No formato de nota, o jornal compilará dados ou até responderá perguntas em formato de listas, publicando informações concisas com linguagem simples e diretas.

De portas e dados abertos

Hoje falamos sobre o processo editorial do Nota e mostramos um pouco mais dos pilares que nos sustentam, mas essa conversa não acaba aqui. Estamos sempre abertos a sugestões e perguntas

Permitimos ainda que outros sites e blogs republiquem nosso conteúdo, como também baixem os dados usados nas reportagens para gerar novas matérias ou checar o que foi noticiado. Em breve, o Nota lançará sua própria API, permitindo aos desenvolvedores e programadores que extraiam ou filtrem o conteúdo do veículo em seus próprios sites e aplicativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *