OS CAMINHANTES VENEZUELANOS

    Por: <strong>Tamara Taraciuk Broner</strong>, <em>Foreign Policy in Focus</em> &amp; <strong>Augusto Conconi</strong>,  nota

Publicado em 17.out.18 às 10h

Camila*, de seis anos de idade, colocou a bolsa com achocolatado que estava carregando em cima de sua mochila rosa e roxa das Princesas e sorriu para a câmera, alheia à tragédia que a cercava.

Estávamos ao lado da estrada que liga Cúcuta, a maior cidade fronteiriça da Colômbia, a apenas uma ponte da Venezuela, com o interior da Colômbia, quando entrevistei Rosa*, mãe de Camila.

Rosa me disse que havia deixado sua cidade natal na Venezuela porque não tinha dinheiro suficiente para alimentar sua família ou remédios para tratar os cálculos renais de sua filha. Então eles viajaram pela Venezuela de ônibus por horas e cruzaram a fronteira para a Colômbia, indo para Medelim, onde o pai de Camila estava esperando por eles.

Mas sem documentos legais para ficar na Colômbia, eles não conseguiram comprar uma passagem de ônibus e decidiram caminhar até uma cidade próxima da qual viajariam para Medellín. A caminhada pelas colinas, incluindo áreas com temperaturas congelantes, leva mais de 47 horas a pé.

Reprodução/Humans Rights Watch

Camila e Rosa, cujos nomes verdadeiros eu não usei para sua proteção, estão entre os mais de 200 venezuelanos que saem a pé da fronteira todos os dias para tentar chegar a um destino na Colômbia ou em qualquer outro lugar da região.

Uma pesquisa realizada em julho pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários descobriu que os venezuelanos que saem da região a pé andam uma média de 16 horas por dia e devem caminhar por cerca de 13 dias. Alguns, como Rosa e Camila, andam porque não têm documentos. Muitos outros não podem pagar uma passagem de ônibus.

A maioria, ao contrário de Rosa, havia deixado seus filhos na Venezuela. Poucos tinham recursos suficientes para cobrir suas jornadas, muitos não estavam comendo o suficiente e mais de 90% dormiam nas ruas. Nós ouvimos história após história descrevendo esses mesmos problemas.

A Cruz Vermelha Colombiana montou tendas ao lado da estrada, onde uma média de 80 venezuelanos por dia para beber água, comer biscoitos, descansar e fazer ligações telefônicas, um voluntário me disse.

Outros venezuelanos cruzam para o estado de Roraima, no norte do Brasil, onde o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em coordenação com o Governo Federal, montou 10 abrigos que abrigam mais de 4.000 refugiados. 

Em dois dos abrigos, centenas de membros da comunidade indígena Warao dormem em redes coloridas e pegam comida para cozinhar suas próprias refeições. Em outros, venezuelanos de todo o país fazem três refeições por dia e dormem em tendas brancas ou em unidades especiais de refugiados – uma imagem que lembra um dos campos de refugiados em outras partes do mundo e é sem precedentes na América Latina.

Reprodução/Humans Rights Watch

Muitos outros, incluindo famílias inteiras, não têm tanta sorte. Eles estão dormindo nas ruas, usando banheiros públicos com más condições higiênicas e comendo em uma igreja que faz refeições diárias.

Apesar das condições dramáticas que estão enfrentando, que alguns me disseram serem humilhantes, todas as dezenas de venezuelanos que entrevistei nessas circunstâncias disseram que estavam em melhores condições no exterior do que na Venezuela.

Uma crise regional

Esses são alguns dos rostos mais desesperados do êxodo maciço de venezuelanos que estão fugindo de uma crise humanitária, uma repressão implacável do governo, crimes violentos e hiperinflação.

O presidente Nicolás Maduro herdou um país com concentração absoluta de poder de seu antecessor, Hugo Chávez. Sob Chávez, o governo venezuelano lotou a Suprema Corte com apoiantes políticos em 2004 e usou o seu poder irrestrito para censurar e punir os críticos. Maduro manteve firme controle sobre o Judiciário e outras instituições estatais, incluindo o aparato eleitoral, e efetivamente eliminou a Assembléia Nacional – o Legislativo da Venezuela – já que a oposição conquistou a maioria das cadeiras em dezembro de 2015, substituindo-a por um corpo cheio de seus partidários.

Hoje não existem instituições independentes na Venezuela para agir como um controle do poder executivo. Maduro sabe disso e abusou de seus poderes para reprimir as dissidências, brutalizar os manifestantes pacíficos, fechar os olhos para a crise humanitária premente e avançar nas eleições presidenciais, apesar das preocupações generalizadas de que lhes faltam garantias para serem livres e justas.

Mais de 2,3 milhões de venezuelanos deixaram seu país desde 2014, segundo as Nações Unidas. Muitos outros, de uma população de 32 milhões, foram embora sem se registrar com autoridades do governo no exterior.

Em inglês, o vídeo da Humans Rights mostra o caminho dos venezuelanos


além da fronteira

Rosa trabalhava em uma loja de sapatos em casa, mas seu salário não era suficiente para comprar comida adequada para seu filho. Ela me disse que muitas vezes ela não comia para poder alimentar Camila. Seu marido, um trabalhador da construção civil, deixou a Venezuela meses atrás, e acabara de conseguir dinheiro suficiente para viajar até a fronteira.

A Colômbia recebeu de longe o maior número de imigrantes venezuelanos em todo o mundo, com mais de 1 milhão de pessoas chegando da Venezuela desde março de 2017. O governo colombiano tem feito enormes esforços para resolver uma situação avassaladora, adotando medidas para fornecer à eles status legal, além de cuidados com a saúde. O país anda permite aos venezuelanos matricularem seus filhos na escola. Outras iniciativas em coordenação com agências da ONU e grupos locais fornecem serviços como refeições, vacinas e abrigo.

No entanto, muitos deles na Colômbia, que não se registraram no governo, ainda têm um status irregular e enfrentam uma série de dificuldades.

Outros governos sul-americanos também adotaram regras especiais para permitir que os imigrantes permaneçam. Essas autorizações deram status legal a centenas de milhares de venezuelanos, ajudando-os a reconstruir suas vidas no exterior.

Recentemente, no entanto, alguns desses governos tornaram muito mais difícil obter essas licenças. Chile, Peru e Equador anunciaram que exigiriam que os venezuelanos entrassem no país para apresentar seus passaportes. Embora o Peru e o Equador tenham recuado parcialmente, é importante notar que esse é um obstáculo intransponível para muitos. Às vezes leva dois anos para conseguir um passaporte na Venezuela, atualmente.

Centenas de milhares de venezuelanos permanecem em uma situação irregular na região, o que prejudica gravemente sua capacidade de obter uma permissão de trabalho, mandar seus filhos à escola e obter assistência médica. Isso os torna mais vulneráveis à exploração sexual e trabalhista, e o tráfico de pessoas já que eles têm menor probabilidade de denunciar abusos.

Em algumas ilhas do Caribe, os imigrantes são presos arbitrariamente e deportados, ou enfrentam ataques xenófobos. E depois de um violento ataque de brasileiros acusando venezuelanos de estarem implicados em um crime no estado de Roraima, em agosto, centenas de refugiados voltaram para a Venezuela.

Nos Estados Unidos, os venezuelanos se tornaram a principal nacionalidade solicitante de asilo. Havia mais de 72.000 requerentes de asilo venezuelano nos Estados Unidos em junho.

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Direitos humanos em 1º lugar

Responder à emigração venezuelana tornou-se um grande desafio para os governos da região. Embora os governos não sejam obrigados a aceitar todos, todos devem ter o direito, sob a Convenção Internacional de Refugiados de 1951, de solicitar asilo se tiverem um receio fundado de serem perseguidos por motivos raciais, religiosos, políticos ou outros.

Além disso, 15 governos da região incorporaram uma definição mais ampla de “refugiado” incluída em um documento não vinculativo, a Declaração de Cartagena, em seus marcos legais. Sob esta declaração, as pessoas que fogem de “violações maciças de direitos humanos ou outras circunstâncias que perturbaram seriamente a ordem pública” também podem ser consideradas refugiados. Um juiz da Suprema Corte brasileira decidiu recentemente que, ao fazer isso, o Brasil tem um “dever de proteção humanitária” para com as pessoas que fogem da Venezuela.

Não há solução fácil para lidar com o êxodo venezuelano. Mas uma abordagem que seja consistente com os direitos humanos requer o tratamento humanitário dos imigrantes, e é fundamental coordenar uma resposta regional para isso. Os governos devem considerar cuidadosamente as reivindicações de todos que solicitam o status de refugiado.

Eles também devem considerar a adoção de vias legais para oferecer status legal e proteção a outros venezuelanos que fogem da crise, incluindo a adoção de um regime de proteção temporária para venezuelanos em toda a região. Além disso, devem prestar assistência humanitária aos que dela necessitam e realizar campanhas de conscientização para combater a discriminação e a xenofobia.

Enquanto o governo de Maduro buscar políticas abusivas, os venezuelanos continuarão fugindo e os caminhantes continuarão caminhando, com ou sem ajuda. Outros governos devem garantir que possam fazê-lo com segurança e continuar pressionando o governo da Venezuela para enfrentar a crise que está gerando o êxodo.

Deixei Rosa e Camila em uma barraca da Cruz Vermelha, comendo alguns doces e descansando antes de seguir viagem. A imagem de Rosa andando atrás de Camila no lado estreito da estrada por um penhasco, segurando a mochila da filha e dizendo-lhe para ter cuidado, permanece em minha mente.

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Tamara Taraciuk Broner

Tamara Taraciuk Broner, do Foreign Policy in Focus, é pesquisadora sênior da Human Rights Watch nos Estados Undos. Ela também coautora do relatório da HRW “The Venezuelan Exodus”.

Augusto Conconi


Augusto Conconi

Editor & Cofundador do Nota Jornal
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