Localizada no Jardim Nazareth, Zona Leste de São Paulo, a Escola Estadual Professor Wilson Roberto Simonini desenvolve gratuitamente o projeto Simonini Handballas, que introduz a prática de handball a jovens, despertando o incentivo e valorização ao estudo e conscientização sobre temas como o consumo de drogas.

Criado em 2001 por professores da instituição de ensino , o projeto é voltado para estudantes entre 12 e 18 anos e permite que alunos de outras escolas também participem. Jefferson Silvano,36, e Renato Guimarães, 34, conversaram com a equipe de reportagem no ano passado. Na época,  ambos eram responsáveis pelo andamento do Simonini Handballas.

Estudantes entre 12 e 18 anos podem participar do projeto

Em entrevista, os professores de educação física apontaram como principal problema no ensino do esporte a pouca infraestrutura fornecida para sua prática e introduzi-lo em um país que culturalmente possui maior valorização pelo futebol. Uma alternativa utilizada para despertar a atenção dos alunos foi  associar o esporte com brincadeiras populares. “Queimada, amarelinha e rouba-bandeira viram um jogo de handball”, comenta Jefferson, que afirma que o futsal tornou-se o esporte dominante na escola.

“Através do Simonini Handballas, busca-se criar também nos alunos uma nova perspectiva de vida”, explicam os professores.  Além disso, ressaltam a importância do estudo, destacando-se as oportunidades que podem surgir com o handball, como bolsas de estudo em Universidades. Outro ponto bastante abordado pelo projeto é a conscientização sobre o consumo de drogas na região do Jardim Nazareth. São feitas conversas regularmente com jovens que não possuem uma estrutura familiar adequada, orientando-os e dando todo o suporte necessário.

A equipe de reportagem entrou em contato com Jefferson Silvano neste mês de julho para verificar o andamento do projeto.  Segundo o professor, “as atividades do Simonini Handballas estão passando por um processo de reformulação já que os professores responsáveis pelo projeto não estão mais trabalhando na E.E. W.R. Simonini”. Com a reforma do Ensino Médio e adoção da Base Nacional Comum  Curricular, a instituição de ensino funciona atualmente em período integral. Essa alteração dificultou alunos e professores de manterem os treinos, antes realizados de segunda a sexta, durante e após o horário das aulas.

A meta do Simonini Handballas para o ano passado foi ganhar o Campeonato Paulista de Handball, o único título estudantil que o time, em parceira com o Clube Esportivo da Penha, ainda não conquistou em sua longa trajetória esportiva e educacional. A conquista não aconteceu.  O time ficou na terceira posição do campeonato. Para o ano de 2018, o objetivo permanece. Mesmo com as mudanças ocorridas, o Simonini Handballas ainda espera erguer a taça de campeão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *