Morre aos 76 anos a lendária Rainha do Soul. Em seus mais de sessenta anos no mundo da música, a artista quebrou recordes e conquistou o mundo.

A cantora e compositora norte americana Aretha Franklin teve sua morte anunciada na manhã desta quinta-feita (16) pela Associated Press. Segundo comunicado à imprensa, a cantora morreu em decorrência de um câncer de pâncreas em estado avançado.

Aretha foi por quase 40 anos a artista feminina de maior destaque da Billboard. Com 18 prêmios Grammy na carreira, tornou-se a primeira mulher introduzida no Rock & Roll Hall of Fame, no final da década de 80. Lançou 42 álbuns, o último em novembro do ano passado. Em  2017 também anunciou sua despedida dos palcos.

AP/Arquivo

Filha de um pastor, Aretha começou no mundo da música com seus 14 anos de idade no Gospel. Em 1956, gravou seus primeiros sucessos na igreja do pai. Mas a adolescente não se limitou apenas a hinos evangélicos. Sua música buscava alcançar o Pop e Soul.

Foi no ano de 1960 que Aretha assinou com a Columbia Records, lançando oito álbuns. Em 1967, a cantora se recusou a renovar o contrato com a gravadora, indo para a Atlantic Records.  Aos 25 anos, gravou a música que fez sua carreira decolar: I Never Loved a Man (the Way I Love You).

https://www.youtube.com/watch?v=z4rMZCDQukQ

O sucesso da música levou Aretha ao 1° lugar nas paradas de R & B e ao 9° na Billboard 100. Sua voz nunca mais fora esquecida. Outros clássicos vieram após “I Never Loved a Man (the Way I Love You)”, como “(You Make Me Feel Like a) Natural Woman”, “Think” e “Chain of Fools”.

Foi na Arista Records que a cantora lançou seu primeiro disco de platina, em 1985: Who’s Zoomin ‘Who.

Daniel Lefevre/INA via AFP/Arquivo

Reconhecimento de uma lenda

Mesmo com uma longa carreira, Aretha Franklin só foi reconhecida como ícone no ano de 2015, em uma atuação no Kennedy Center Honors. O vídeo de Aretha cantando “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman” emocionando a todos da plateia – incluindo o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama – tornou-se viral.

Seu último show aconteceu na Filadélfia, em agosto do ano passado. Aretha Franklin deixa um legado de dedicação às próximas gerações da música. Como a própria cantora disse, ao anunciar sua aposentadoria dos palcos: “A música é tudo o que fiz toda minha vida”. Os sucessos de mais de sessenta anos de carreira da rainha do Soul ainda encantam e conquistam fãs e admiradores de sua história.

Mike Nelson/EPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *