Primeiras exibições: The Quarrymen

Era o ano de 1956, quando o jovem John Winston Lennon, ganhou seu primeiro violão e assim enxergou a oportunidade de montar uma banda com seus colegas de colégio. Como estudavam na escola Quarry Bank High School, em Liverpool, se denominaram de The Quarrymen.

John passava o dia ouvindo bandas americanas de Skiffle, country e blues. Uma mistura que caracterizou o nascimento do rock na década de 1950. O maior nome dessa época era Elvis Presley. John usava topete e jaqueta de couro, imitando Elvis, seu grande ídolo.

Em cima Elvis Presley e em baixo Jonh Lennon

John lidera sua banda de colegial e logo no ano seguinte tiveram uma grande chance de fazer alguns shows em Liverpool, que mudaria a trajetória da banda.

No dia 22 de junho de 1957 aconteceu o aniversário de 750 anos da cidade de Liverpool, então, John Lennon junto com os Quarrymen foram convidados para fazer algumas apresentações em praça pública, em comemoração da data.

O show reuniu uma multidão e entre o público estava Paul McCartney, que logo se interessou pela banda. Quinze dias depois os Quarrymen fez uma pequena apresentação em uma capela local.

Paul estava lá e após o show, se apresentou para John Lennon, tocou umas músicas e no dia seguinte era o mais novo integrante da banda.

O pai de Paul era músico profissional, então, desde criança, ele tinha contato com a música, aprendendo diversos instrumentos ao longo de sua infância e juventude. Paul, assim como Lennon, foi contagiado pelo rock americano dos anos 50 e a música era sua paixão.

Ao entrar nos Quarrymen Paul viu a chance de realizar seu sonho e ser músico como seu pai.

Então em julho de 1957 nascia o embrião dos Beatles, com a dupla Lennon e McCartney. McCartney via a necessidade de ter um ótimo guitarrista para tocar ao vivo, então ele resolveu chamar seu amigo de infância George Harrison para integrar a banda.

O começo como The Beatles

Em 1960, então agora chamados Beatles, fazem um show no Cavern Club, do empresário Alan Williams. Willians viu um grande potencial na banda e levou os garotos de Liverpool para Hamburgo na Alemanha.

Em Hamburgo, os Beatles faziam shows todas as noites, oito horas por dia, sete dias por semanas. Tocar várias horas todo dia fizeram deles músicos melhores e mais experientes. Estavam sincronizados nos shows ao vivo.

O Cavern Club em Liverpool, na Matthew Street, abriu suas portas há 60 anos

Antes da gravação do primeiro disco Stuart e Pete saíram da banda. Paul assume o baixo e Ringo Starr, um músico que também tocava no circuito se pubs em Hamburgo, fica com a bateria. Em 18 de agosto de 1962, Ringo Starr estreava como baterista dos Beatles.

O show foi no Hulme Hall, em Birkenhead, no Reino Unido. A partir de então, a banda histórica de rock de Liverpool, cidade do interior da Inglaterra, era constituída definitivamente por Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr e construia a partir dai a banda que mudaria o mundo

Invasão nos Estados Unidos

https://www.youtube.com/watch?v=jenWdylTtzs&rel=0&modestbranding=1&showinfo=0

No ano de 1964, os Beatles faziam sua primeira turnê de shows nos Estados Unidos. Então, em 9 de fevereiro, os garotos de Liverpool fizeram uma apresentação que ia mudar o rumo da banda.

Eles tocaram ao vivo no programa de televisão Ed Sullivan Show, que foi assistido por cerca de 70 milhões de estadunidenses e assim conquistaram América, onde estava o maior mercado fonográfico.

Começava então a chamada invasão inglesa – bandas inglesas que faziam turnês pelos Estados Unidos. Em sua primeira aparição no The Ed Sullivan Show, os Beatles tocaram cinco músicas em dois sets.

O primeiro incluiu All My Loving , Till There Was You, e She Loves You. Depois, na segunda metade do show, os Beatles tocaram I Saw Her Standing There e I Want To Hold Your Hand.

O primeiro show em estádio

Em 1965, os Beatles eram a maior banda do mundo e suas exibições ao vivo estavam sempre lotadas e muitos barulhentas , o que atrapalhava eles na hora de tocar.

Então resolveram fazer suas apresentações em lugares maiores e mais espaçosos, e assim surgiu uma ideia que ia mudar a maneira de fazer shows.

Eles alugaram o Shea Stadium, uma arena de baseball e fizeram o primeiro show em um estádio, reunindo cerca de 70 mil pessoas. Os ingressos foram esgotados em horas e Ed Sullivan foi um convidado especial, introduzindo a banda.

As últimas apresentações

No dia 29 de agosto de 1966, no estádio Candlestick Park, em São Francisco (EUA), os Beatles fizeram seu último concerto oficial juntos. O tour nos Estados Unidos foi o derradeiro dos Beatles, que já apresentavam indícios do rompimento.

Os integrantes se diziam cansados da vida de superstar, principalmente após o boom da “beatlemania” em todo o mundo. As condições técnicas também pesaram para o fim dos shows dos Beatles, já que na época eles tocavam em estádios e com apenas três amplificadores.

E o final também de um período de 4 anos dominado por turnês que incluíram cerca de 1.400 apresentações em concertos de nível internacional.

O show no telhado

Mas o último show que reunia John, Paul, George e Ringo ocorreu há 50 anos, no Telhado da gravadora dos Beatles, Apple Studio, localizada na 3 Savile Row, em Londres, que aconteceu no dia 30 de janeiro de 1969.

Esse foi o show em que pegou as pessoas de surpresa, pois ninguém esperava uma nova exibição dos Beatles ao vivo, afinal estavam dois anos sem apresentações. A avenida ficou paralisada por cerca de uma hora. O clima da banda já era de despedida e o fim era próximo.

E dessa maneira em cima do telhado da Apple Studio acontecia o último show dos Beatles, que durou 42 minutos e contava com músicas como “Get back”, “Don’t let me down”, “I’ve Got a Feeling”, “One After 909” e “Dig a Pony” no set list.

https://www.youtube.com/watch?v=NCtzkaL2t_Y&rel=0&modestbranding=1&showinfo=0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *